Wing Chun
- Pedro "Lemão" Olivio
- 5 de out. de 2015
- 2 min de leitura
O Wing Chun é um sistema de luta surgido na China no mosteiro Shaolin, onde a mestra de artes marciais, Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo. Partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e segundo a lenda, pela leitura da luta entre uma serpente e uma garça, ela criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, como também tirava proveito delas. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes. Isso significa que há treinamento nas cinco distâncias de combate.
- Simplicidade: é um sistema simples e direto. São descartados os malabarismos, floreios, as posições complicadas ou técnicas exuberantes. Por não ser baseado em força física permite que uma pessoa fisicamente mais fraca possa se defender de um agressor maior.
- Economia de movimentos: A melhor defesa pessoal é aquela que pode repelir o maior número de ataques com a menor quantidade de movimentos. O Wing Chun foi concebido de tal modo que se pode administrar um combate com poucos movimentos.
- Movimentos simultâneos: Diferente de outros sistemas que usam o método de defesa e depois contra-ataque, o praticante executa a defesa e contra-ataque juntos, dificultado uma resposta do agressor.
- Treino de reflexos: Os movimentos de defesa do Wing Chun derivam principalmente dos reflexos táteis. Dessa forma, o Wing Chun é menos suscetível às "fintas", pois a reação não depende exclusivamente da visão. O praticante aprende a sentir quando o agressor faz uso de força, assim ele pega emprestada essa força e a devolve na forma de ataque.
- Quatro Princípios: Um dos principais objetivos do Wing Chun é fazer com que o praticante possa reagir de forma automática baseado nos quatro princípios:
* 1º - se o caminho está livre, SIGA EM FRENTE;
* 2º - se o caminho está ocupado, MANTENHA-SE COLADO;
* 3º - se o adversário faz força, DEIXE-O PASSAR;
* 4º - se o adversário retrocede, SIGA-O MANTENDO-SE COLADO.
- Quatro Usos da Força:
* 1º - liberte-se da sua própria força;
* 2º - liberte-se da força do oponente;
* 3º - use a força do oponente contra ele;
* 4º - some a sua força à força do oponente. A grande popularidade do Wing Chun no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee.

Fonte:
http://m.angmkfs.webnode.com.br/a-historia-de-wing-chun/
Comentários